top of page

Se eu fosse...

Atualizado: 27 de mai. de 2021

Deixa-te levar pela tua imaginação!




Se eu fosse a tua estrela,

Tu serias a minha parceira,

Para todo o lado te seguiria,

Da Terra até ao planeta gelado.

Uma coisa é certa:

Por ti, estou sempre alerta.


João Ferraz, 9.º C


Se eu fosse uma estrela,

Seria o Sol,

Uma estrela que

Iluminaria o teu caminho,

Marítimo ou terrestre,

Na tua vida, rumo ao oeste.

Gabriel Moreira, 9.º A



Se eu fosse um pincel,

Pintava o obscuro

Com brilhantes, cores de pastel,

Para iluminar o teu futuro.


Matilde Batista, 9.º B



Se eu fosse uma máquina de escrever, Jamais pararia de compor Variadas histórias sem fim, Uma morte aqui, uma vitória ali.

Nada me impediria de contar Os meus pensamentos, Nada me deixaria sem inspiração, Desde que me colocassem papel.

Caso contrário, iria ficar muda, Incapaz de me expressar, Pronta para a inconsciência abraçar E pelo esquecimento ser levada.


Maria Clara Moreira, 9.º A



Se eu fosse uma estrela,

Patinaria pelo universo,

Pelos espaços infinitos da vida;

Solta e livre, voaria

E luz espalharia.


Francisca Pereira, 9.º A



Se eu fosse o teu Anjo da Guarda,

Eu guardava-te e protegia-te,

Mas, como eu sou a Bea,

Com a minha simpatia,

Só te trago alegria!


Beatriz Gomes, 9.º A



Se eu fosse o Sol,

Fazia brilhar o mundo inteiro,

Tornava-me jogador de futebol,

Iluminava o mundo como um candeeiro.


Saudava a população,

Com o brilho que de mim saía,

Tornava-me o herói da nação

E no paraíso estaria.


Cristiano Carvalho, 9.º B


Se eu fosse o Sol,

Guiaria o teu dia,

Igual a um farol,

Durante a maresia.


Andreia Vale, 9.º C


Se eu fosse o Sol,

Iluminaria o teu dia

E bronzeava a tua pele,

Para nunca te esqueceres

Da menina bonita que és.


Tiago Carneiro, 9.º A



Se eu fosse uma casa,

proteger-te-ia, para sempre,

Com todas as minha forças,

Nunca te deixaria ficar mal;

Podes ter a certeza

Que ficavas bem comigo.

Daniela Ferreira, 9.º A



Se eu fosse um passarinho,

Cantaria para animar as gentes,

Voaria para terras desconhecidas,

Para conhecer outras culturas,

Outrora ignoradas.


Beatriz Teixeira, 9.º C


Se eu fosse um pássaro,

Voaria todo o dia,

Seguiria a direção do vento,

Chilrearia a toda a hora,

Perder-me-ia no tempo.


Rita Ferreira, 9.º C


Se eu fosse um pássaro,

Voaria, livremente, sem parar;

Durante a viagem, iria cantar,

Até o Sol, no mar, desaparecer

E numa árvore esperaria

Vê-lo renascer.


Maria Rita Loureiro, 9.º A



Se eu fosse um animal,

Seria um cãozinho,

Encostava o meu focinho

E tu davas-me carinho;

Iria ser, para sempre,

O teu amiguinho.

Francisco Guerra, 9.º C



Se eu fosse uma fada,

Eu faria todas as flores floresceram,

Para as poderes cheirar

E iluminar o teu dia,

Livrá-lo de todo o rancor.


Francisca Sousa, 9.º C



Se eu fosse um momento da semana,

Seria uma manhã de domingo,

Para sentir a tranquilidade

E desfrutar do silêncio.


Inês Veloso, 9.º B


Se eu fosse uma nuvem, Não iria parar de andar De um lado para o outro, Até dar sombra a quem precisar. Também iria fazer chover, Para todas as plantas regar.


Ana Rita Teixeira, 9.º C


Se eu fosse uma nuvem,

Taparia a tristeza,

A ferida que invade o dia

E, de noite, ainda mais,

A Lua encobriria

Esta pesada tristeza

Que arde na minha vida.

Ana Leonor Silva, 9.º B



Se eu fosse uma flor,

No início, uma semente ia ser,

Crescendo e florescendo, sem dor.


Mais tarde, ia aparecer,

Ao Sol ir-me-ia expor,

Sem parar de crescer.


Regar-me-iam com a água fresca,

E alimentar-me-iam com a luz do Sol,

Até me tornar numa flor gigantesca.


Matilde Moreira, 9.º C


Se eu fosse uma flor, iria ter

O cheiro mais agradável

E todo o ambiente em meu redor

Iria conseguir perfumar.


Carolina Fernandes, 9.º C


Se eu fosse uma rosa,

Tornava a tua vida cheirosa;

Não precisavas de palavras,

Pois bastava o teu sentimento,

Para apreciares este momento.


Rafael Teixeira, 9.º B



Se eu fosse o vento, Sopraria uma brisa de alegria, De todas a mais suave, E mais ninguém sofreria. Quando eu soprasse, Toda a gente questionaria "Que brisa tão boa é esta?" E pairaria, no ar, a alegria. E toda a gente sorriria, O Mal não atingiria o mundo, Onde reinaria o sentimento mais profundo: O Amor os povos iria juntar, Para o mundo melhor tornar.


Daniel Costa, 9.º A



Se tu és diferente,

Vai em frente,

Não tenhas medo,

Nem guardes segredo,

Enfrenta o teu pesadelo,

Sem temê-lo.

Alexis dos Anjos, 9.º C



Se eu fosse a primavera,

Jamais deixaria de iluminar o céu.


Se eu fosse uma quimera,

Jamais deixaria de alimentar o sonho.


Se eu fosse uma gota de orvalho,

Jamais deixaria de refrescar o ar.


Andresa Ferreira, 9.º A



Se eu fosse o teu amigo imaginário,

Falaria contigo até adormeceres,

Dava-te amor e felicidade,

Até eu desaparecer

Nas brumas da tua memória.


Mariana Sousa, 9.º C



Se eu fosse uma lanterna,

Iluminaria os espaços sombrios.

Nada ficaria sem luz,

Para nunca haver escuridão,

No fundo do túnel.


Gonçalo Silva, 9.º A



Se eu fosse um astronauta,

Gostaria de ir à Lua,

Poder observar a Terra

E, lá de cima,

Sentir-me nua.


José Pedro Soares, 9.º B



Se eu fosse um astronauta,

Iria explorar o espaço,

Conhecer planetas

E galáxias diferentes

Iria investigar.


Tiago Faria, 9.º B



Se eu fosse um livro,

Contaria a história mais bela,

Para adormecer as crianças,

Que dormiriam, serenas,

Sem pesadelos sombrios.



Margarida Ribeiro, 9.º C



Se eu fosse uma borracha,

Apagaria todo o mal,

Limpava as palavras mal escritas,

Para nunca te enganares,

Na hora da decisão final.


Leonor Ribeiro, 9.º C



Se eu fosse uma vela,

Iluminaria o caminho,

Todos os meus passos,

Por onde passasse,

E nunca me perderia.


Hugo Cunha, 9.º C



Se eu fosse um carro,

Daria gás toda a noite,

Nem um minuto dormiria,

Para corridas ganhar

E a fama aumentar.


Sandro Assunção, 9.º C


Se eu fosse um carro,

Esforçar-me-ia por ser rápido,

Para nunca te chateares

Por eu andar devagar.


João Serôdio, 9.º C



Se eu fosse a alegria,

Eu não te magoaria;

Se eu fosse a tristeza,

Iria desiludir-te;

Se eu fosse o amor,

Talvez to pudesse dar.


Érica Proença, 9.º A



Se eu fosse um avião,

Desbravaria os céus

Que nem um foguetão!

Levaria pessoas ao seu país

Ou às cidades do seu coração.


Leonardo Monteiro, 9.º B



Se eu fosse uma atriz,

Estaria a realizar um sonho;

Contudo, sem esforço,

Nada se conquista,

Pelo que a lutar

Devo os dias passar.


Mariana Botelho, 9.º A



Se eu fosse um animal, Queria ser um pardal Doméstico ou selvagem, Daria cor à paisagem. Se eu fosse um rei, Queria ser Afonso I, Porque com ele não há herdeiro, Nem primeiro, nem terceiro. Se eu fosse um jogador, Queria ser de hóquei Com o stick na mão e a bola a rolar, À vontade, rematar E o golo marcar.



Rafael Vigo, 9.º A


Se eu fosse poeta,

Escreveria para alegrar

As crianças do pré-escolar

E um sorriso desencadear.


Se fosse médico,

Salvaria quem poderia

E até sangue doaria.


Se eu fosse astronauta,

Iria daqui à Lua,

Para conferir o que existe

Nos planetas de fantasia.


Rafael Moreira, 9.º B


Se eu fosse mais velho,

Levaria a minha mãe

A todos os lugares do mundo.


Se fosse Deus,

Salvaria o Mundo.


Se fosse rico,

Ajudava todos os sem-abrigo.


Tiago Paiva, 9.º A


Se eu fosse uma médica, Queria ser a melhor de Portugal, Salvar vidas era tudo O que eu mais queria, Poder ajudar pessoas Que precisariam de mim. Se eu fosse juíza, Iria adorar bater com o martelo, Adoraria lançar argumentos, Poder ditar as leis E pôr na cadeia pessoas, Para as ajudar a refletir Sobre o mal que fizeram.


Gabriela Oliveira, 9.º A


Se eu fosse o melhor,

Conseguiria chegar onde queria;

Com rimas e batidas,

Lá vou levando a minha vida,

Vida bem vivida,

Ainda que pequenina.


Ricardo Barros, 9.º A




Se eu fosse o mar,

Podia fazer-te navegar!

Se eu fosse a terra,

Podia deixar-te andar!

Se fosse o Sol,

Fazia o teu dia brilhar!

Mas sou o teu planeta

E, cada vez, se torna

Mais difícil respirar...

E tu, já pensaste em ajudar?


Andreia Oliveira, 9.º A


193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page